quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Recordando as cartas sinóticas

Depois de nos últimos artigos terem sido analisados os climas quentes (equatorial, tropical húmido, tropical seco e desértico quente), com a apresentação das suas principais características e a inclusão de gráficos termopluviométricos elaborados por alunos, convém recordar a matéria das cartas sinóticas. Assim, como se prevê céu limpo para os próximos dias, é tempo de analisar a carta sinótica desta quinta-feira. Aqui vai ela...
Nos próximos dias Portugal Continental vai estar sobre a influência de um anticiclone localizado próximo da Rússia e que se estende em crista para Sudoeste (reparem na forma das isóbaras existentes à volta deste anticiclone). Assim, vamos ter a chegada de ar frio continental proveniente de Nordeste e que provoca tempo seco e descida das temperaturas, sobretudo à noite. Por isso, as frentes quente e fria da depressão da Islândia não conseguem atingir o nosso país. Este tempo frio e seco, com origem no anticiclone situado no Leste europeu, vai ficar por alguns dias.
A imagem de satélite que se segue é bem elucidativa do céu limpo que se estende desde o Leste da Europa até Portugal Continental.
Saudações geográficas