terça-feira, 22 de novembro de 2011

O clima desértico quente

O clima desértico quente localiza-se sobre as latitudes dos Trópicos de Câncer e de Capricórnio, bem na faixa das altas pressões subtropicais. Podemos observá-los nos EUA (Deserto do Nevada), na costa oriental da América do Sul (Chile), no Norte de África (Deserto do Sahara - o maior do mundo), na Arábia, no Sudoeste asiático, na costa ocidental da África meridional e no interior da Austrália.
O regime térmico deste clima é algo irregular, uma vez que há temperaturas mais baixas nos meses de Inverno, fruto de uma posição em latitudes mais elevadas que os restantes climas quentes. Contudo, no Verão as temperaturas médias podem ser muito elevadas, podendo ultrapassar os 30ºC. Ao longo das 24 horas do dia, as temperaturas variam bastante, com temperaturas superiores a 40ªC durante o dia e temperaturas negativas de noite (amplitudes térmicas diurnas muito elevadas).

Relativamente ao regime pluviométrico, praticamente não chove, com excepção de algumas quedas de chuva esporádicas, mas sem grande significado. Há, portanto, 12 meses secos.
Em termos de vegetação, nos desertos podemos encontrar os oásis, pequenas zonas existentes nos regiões áridas e que possuem alguma água e cobertura vegetal (dominadas por palmeiras). Vejam o vídeo sobre os oásis existentes nos desertos.
Deixo-vos com o gráfico termopluviométrico de Faya, no Chade (África), representativo do clima desértico quente e que foi elaborado pela Cláudia Santos, aluna nº 7 do 8ºD.
Saudações geográficas