sexta-feira, 18 de novembro de 2011

O clima tropical húmido

O clima tropical húmido localiza-se entre as regiões equatoriais e os trópicos. Há extensas áreas da América do Sul, África, Sul da Ásia e Norte da Austrália com este clima.

Este clima apresenta um regime térmico mais irregular relativamente ao clima equatorial. No entanto, pode ainda ser considerado regular, pelo menos na maior parte dos casos. A temperatura é sempre elevada ao longo do ano e a amplitude térmica é relativamente baixa. Estes climas podem ser muito semelhantes aos climas equatoriais. Contudo, já apresentam meses secos (no máximo três ou quatro).
O regime pluviométrico deste clima é irregular, pois há duas estações do ano bem marcadas: uma estação seca e uma estação húmida. Nos climas tropicais húmidos a estação seca é mais curta que a estação húmida. Neste caso, a estação seca tem três ou quatro meses (Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro) e nos restantes a quantidade de precipitação é muito elevada.
A floresta tropical constitui a vegetação que mais predomina neste clima, sendo que próximo das zonas com o clima tropical seco pode começar a surgir a savana. Vejam o vídeo que que segue para conhecerem melhor a savana.
De seguida, podem visualizar o gráfico termopluviométrico de Batouri, nos Camarões, e pertencente ao clima tropical húmido. O gráfico foi elaborado pela Márcia Almeida, aluna nº 15 do 8ºA.
Saudações geográficas