domingo, 20 de novembro de 2011

O clima tropical seco

O clima tropical seco localiza-se nas regiões envolventes aos desertos quentes, cobrindo extensas áreas da América do Norte, da América do Sul, de África, da Ásia central e meridional e da Austrália.
O regime térmico é mais irregular do que no caso dos climas tropicais húmidos. Apresenta períodos muito mais quentes (com temperaturas médias acima dos 30ºC) e, na estação húmida a temperatura tem tendência a ser mais baixa, embora raramente passe abaixo dos 20ºC. A amplitude térmica anual é, por isso, mais elevada, mas ainda considerada baixa.
O regime térmico é muito irregular, pois as duas estações (seca e chuvosa) estão muito bem marcadas no tempo. Na estação chuvosa (neste caso a mais curta) a quantidade de precipitação mensal é muito elevada, enquanto que nos meses da estação seca que é a mais longa, a precipitação pode ser nula. A vegetação dominante neste clima é a savana, caracterizada pela riqueza e diversidade animal. Perto dos desertos, domina uma erva extremamente seca e as árvores escasseiam.
Vejam o vídeo que se segue sobre a riqueza animal da savana.
Fiquem com o gráfico termopluviométrico de Boromo, no Burkina Faso, característico do clima tropical seco e elaborado pelo José Miguel Fernandes, aluno nº 13 do 8ºB.
Saudações geográficas