sábado, 26 de novembro de 2011

O clima temperado mediterrâneo

O clima temperado mediterrâneo predomina no Sul da Europa e Norte de África (em torno do Mar Mediterrâneo). Também a Califórnia (EUA), o Chile, a parte mais a sul da África do Sul e o Sul e Sudoeste da Austrália apresentam um clima com características muito semelhantes ao do clima temperado mediterrâneo.
O regime térmico deste clima é irregular, com verões quentes e Invernos frescos. A amplitude térmica anual é moderada. Apresenta alguns meses secos (em média 5 ou 6 meses secos). O regime pluviométrico também é irregular, sendo a chuva relativamente abundante no Inverno e rara no Verão. Em consequência, os Verões são quentes e secos e os Invernos frescos e húmidos. É esta a marca característica dos climas mediterrâneos.
A vegetação arbustiva (maquis e garrigue) é a mais características deste clima. Quanto às formações arbóreas, predominam os sobreiros, azinheiras, entre outras.
O vídeo que se segue retrata as principais características do clima temperado mediterrâneo.
Deixo-vos com o gráfico termopluviométrico de Kalamata, na Grécia, representativo do clima temperado mediterrâneo e que foi elaborado pela Nádia Martins, aluna nº 13 do 8ºE.
Saudações geográficas