segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O clima temperado continental

O clima temperado continental ocorre no interior dos continentes das latitudes médias, com destaque para o interior da Europa.
O regime pluviométrico é irregular, mas não há meses secos. A precipitação aumenta com a temperatura, ou seja, o Verão é mais chuvoso. No Inverno, as temperaturas negativas tornam o ar muito denso e, por isso, pouco propício à ocorrência de precipitação, ocorrendo nesta altura do ano sobre a forma de neve.
A vegetação dominante é a taiga, ou seja, a floresta com árvores em forma de cone. Vejam o vídeo que se segue com as características deste clima.
Deixo-vos com o gráfico termopluviométrico da cidade de Kiev, na Ucrânia, característico do clima temperado continental e elaborado pela Mariana Carvalho, aluna nº 16 do 8º B.
Saudações geográficas
O regime térmico deste clima é bastante irregular. A ausência da acção moderadora do oceano torna os Invernos muito frios ( com temperaturas médias negativas) e os Verões muito quentes. A amplitude térmica anual é muito elevada, podendo ser em alguns casos superior a 30ºC.