quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Políticas demográficas

Nas últimas aulas vimos que há países que apresentam uma taxa de natalidade bastante alta, o que prejudica o seu desenvolvimento, enquanto que outros países têm taxas de natalidade "perigosamente" baixas. Regra geral, os países menos desenvolvidos são os que apresentam um elevado número médio de filhos por mulher (elevado índice de fecundidade), ao passo que muitos países desenvolvidos (entre os quais Portugal se inclui) não chegam a alcançar um índice de fecundidade de 2,1 filhos por mulher, valor necessário para assegurar a renovação de gerações.
Existem um conjunto de medidas que os governos dos países podem tomar para alterar a sua taxa de natalidade. Às políticas de visam aumentar a taxa de natalidade, incentivando os casais a terem mais filhos, dá-se o nome de políticas natalistas. Pelo contrário, quando se pretende reduzir a taxa de natalidade devem-se aplicar políticas antinatalistas.
Os alunos do 8º ano têm vindo a desenvolver trabalhos sobre esta temática. O trabalho que a seguir se apresenta, elaborado pelo João Miranda, aluno nº 8 do 8ºF, dá a conhecer os países com maior e menor índice de fecundidade e algumas medidas que cada um destes países devem aplicar para aumentar ou diminuir a sua taxa de natalidade. Quanto a Portugal, face ao problema do crescente envelhecimento da sua população, necessita urgentemente de começar a aplicar medidas natalistas.
Saudações geográficas