Para as turmas C e B a matéria para o teste de Geografia é igual à das outras turmas. Senso assim, volto a repetir os principais objectivos para este teste:
- realizar cálculos com os indicadores demográficos (crescimento natural, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de crescimento natural e taxa de mortalidade infantil);
- explicar, de forma pormenorizada, os fatores que estão na origem da desigual distribuição das taxas de natalidade e de mortalidade no mundo;
- compreender e explicar, de forma pormenorizada, cada uma das fases do modelo de transição demográfica;
- diferenciar as pirâmides etárias crescente e decrescente, de acordo com o grau de desenvolvimento dos países;
- compreender os problemas sociais e económicos dos países que apresentam uma pirâmide etária crescente ou envelhecida;
- relacionar a distribuição mundial da taxa de mortalidade infantil com o grau de desenvolvimento dos países;
- explicar, de forma pormenorizada, as causas que originam taxas de mortalidade infantil elevadas e reduzidas.
Revejam os vídeos disponibilizados aqui no blogue sobre esta matéria, bem como os mapas e gráficos apresentados. Tomem ainda atenção às figuras que constam das páginas 17, 21, 23, 24, 26, 28 e 32 do livro.
Deixo-vos com um trabalho elaborado pela Milene Jesus, aluna nº13 do 8ºC com a evolução da população jovem e idosa em Portugal entre 1900 e 2011. No gráfico fica bem patente a redução verificada no número de jovens e o aumento que se assistiu na população idosa. Pela primeira vez na história de Portugal, no ano 2001 o número de idosos ultrapassou o de jovens, sendo que em 2011 esta tendência de envelhecimento aumentou ainda mais.
Saudações geográficas