quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Estrutura etária da população de Oliveira de Frades em 1940 e 2001

A análise da estrutura etária da população, ou seja, a composição da população por idades e sexo, permite compreender e estudar a população de qualquer território, pois, através dela poderá saber-se se a população tenderá a aumentar ou a diminuir a partir da sua tendência para o envelhecimento ou juventude.
Assim, por exemplo:
- Quanto maior for a taxa de natalidade, maior será a percentagem de população jovem, o que leva a um crescimento da população;
- Quanto menor for a taxa de mortalidade, maior vai ser a esperança média de vida, o que leva a um aumento da percentagem de idosos e, geralmente, a uma diminuição do crescimento da população.
A estrutura etária de uma população pode ser representada graficamente, através de uma pirâmide etária.
As pirâmides etárias permitem, através da sua forma, identificar a estrutura etária (por exemplo se a população é jovem ou idosa) e fazer projecções futuras, de forma a planear políticas de intervenção.
Normalmente, para se caracterizar a estrutura etária de uma população utilizam-se os grupos etários, que dividem a população em:
- jovens – dos 0 aos 14 anos;
- adultos – dos 15 aos 64 anos;
- idosos – a partir dos 65 anos.
Algumas turmas do 8º ano elaboraram duas pirâmides etárias de Oliveira de Frades. A relativa ao ano de 1940 mostra uma estrutura etária com uma base larga e um topo estreito, onde predomina a população jovem.
Pelo contrário, a pirâmide etária do ano 2001 evidencia que, no concelho de Oliveira de Frades, a população jovem diminuiu drasticamente, enquanto que a população idosa registou um aumento importante, assim como a esperança média de vida.
Comparem as duas pirâmides etárias e reparem nas transformações demográficas ocorridas em Oliveira de Frades: de 1940 para 2001, a base da pirâmide ficou mais estreita e o topo alargou, dada a diminuição verificada na taxa de natalidade e o aumento que se verificou na esperança média de vida e no número de idosos.
As pirâmides etárias foram elaboradas pelo Gil Santos e Tiago Francisco, alunos nº 10 e nº 20 do 8ºB.
Saudações geográficas