terça-feira, 4 de outubro de 2011

Introdução ao estudo do clima

As turmas do 8º ano do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades iniciaram as aulas de Geografia com a introdução ao estudo do clima. 
Os alunos puderam compreender a importância que as imagens de satélite podem ter na previsão do estado do tempo. Relembraram ainda os movimentos de rotação e de translação da Terra e a importância que a inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol tem na variação anual da temperatura. 
Para perceberem melhor este assunto analisem com atenção o vídeo que se segue.
Foi proposto aos alunos que realizassem um pequeno trabalho sobre o movimento de translação da Terra. Aqui ficam alguns dos trabalhos efectuados da autoria dos alunos Joana Dias (8ºD), David Ribeiro (8ºE), Joana Gonçalves (8ºA), Milene Lopes (8ºC), Vitória Fontora (8ºF) e Mauro Marques (8ºB).





Para saberem mais sobre este assunto podem clicar aqui.
Para perceberem melhor a importância das imagens de satélite observem, com atenção, o vídeo que se segue, onde se prova que a tempestade ocorrida em Fevereiro de 2010 na Madeira poderia ter sido prevista.
Deixo ainda uma imagem de satélite que evidencia o estado de céu pouco nublado ou limpo em grande parte da Península Ibérica.
Saudações geográficas.