sábado, 17 de março de 2012

A China e a Índia têm cerca de 1/3 da população mundial

A China e a Índia apresentam uma população a rondar os 2 500 milhões de habitantes. Este valor corresponde a cerca de 1/3 dos 7 000 milhões de habitantes do planeta Terra.
Enquanto que a China aplicou durante as últimas duas décadas uma política de controlo da natalidade (a controversa política do filho único) que permitiu o seu crescimento económico, a Índia não tem incentivado a sua população a ter menos filhos, pelo que daqui a alguns anos a Índia irá ultrapassar a China no número de habitantes.
Fica o registo do trabalho realizado pela Andreia Ferreira, aluna nº 3 do 8ºD, com a indicação dos dez países mais populosos do mundo. Verifiquem a diferença que existe entre os dois primeiros (a China e a Índia) e os demais países.
Deixo-vos também um interessante vídeo com alguns dados sobre a população mundial e imagens de cidades asiáticas onde o excesso de população é preocupante e tem consequências na redução da qualidade de vida de grande parte dos habitantes da China e da Índia. Faz-se ainda referência a outros dados demográficos interessantes.

Saudações geográficas