Bem-vindos a 2012. Votos de um bom ano e de grandes notas, sobretudo a Geografia... O segundo período de aulas será, na disciplina de Geografia, dedicado ao estudo da população.
Na primeira aula deste novo ano, as turmas do 8º ano debateram a relação entre o grau de desenvolvimento dos países e a sua demografia. Regra geral, à medida que um país se desenvolve diminui a sua taxa de natalidade, enquanto que são os países com menores índices de desenvolvimento aqueles que apresentam taxas de natalidade mais elevadas. Veja-se a este propósito o mapa com a distribuição da taxa de natalidade no mundo.
Por outro lado, há que não confundir riqueza com desenvolvimento: por exemplo, Angola é um país com muitas riquezas naturais (petróleo, diamantes, etc.), mas continua a ter reduzidos índices de desenvolvimento por variadas razões, sendo que a demografia (elevadas taxas de natalidade e de mortalidade) é uma das causas que explicam o facto deste ser (ainda) um país em desenvolvimento.
Por outro lado, há que não confundir riqueza com desenvolvimento: por exemplo, Angola é um país com muitas riquezas naturais (petróleo, diamantes, etc.), mas continua a ter reduzidos índices de desenvolvimento por variadas razões, sendo que a demografia (elevadas taxas de natalidade e de mortalidade) é uma das causas que explicam o facto deste ser (ainda) um país em desenvolvimento.
Vimos que, infelizmente, caminhamos para um mundo cada vez mais desigual. A Europa começa a enfrentar o problema do envelhecimento da sua população, devido à diminuição drástica da sua taxa de natalidade, ao passo que África e Ásia continuarão a aumentar em termos populacionais, o que dificulta o desenvolvimento de muitos dos seus paÍses.
Também falámos sobre a China, o país mais populoso do mundo, e que tem vindo a aplicar uma política agressiva de controlo da natalidade. A propósito desta questão deixo-vos com três notícias sobre esta matéria.
Saudações geográficas