sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Matéria para o teste de Geografia

Aproxima-se o 2º teste de Geografia deste primeiro período. Deixo-vos com os principais objectivos que devem ter em conta para que o teste vos corra da melhor maneira e possam ter boas notas. Os objectivos são os que se seguem:
- conhecer e diferenciar as quatro principais massas de ar que afectam Portugal;
- compreender as frentes quentes, frias e oclusas e o estado de tempo que lhes estão associadas;
- saber analisar cartas sinóticas, sobretudo as que dizem respeito aos estados de tempo prováveis de ocorrer em Portugal;
- conhecer os principais tipos de climas quentes, temperados e frios e as respectivas formações vegetais;
- conhecer a diversidade climática de Portugal;
- construir e analisar gráficos termopluviométricos (localização dos climas, variação da temperatura, variação da precipitação, meses secos, amplitude térmica anual e distinção das estações do ano).
Tomem especial atenção aos trabalhos que foram realizados nas aulas de Geografia, com destaque para as cartas sinóticas e os gráficos termopluviométricos e que se encontram disponibilizados aqui no blogue.
Ao estudarem para o teste devem ainda ter em atenção às figuras presentes no manual de Geografia, desde a página 113 até à página 133.
Deixo-vos com dois materiais de preparação para o teste: uma ficha-síntese onde podem apontar as principais caraterísticas de cada clima e um mapa com a distribuição dos principais climas do mundo.

Bom estudo e saudações geográficas

Clima de Portugal Continental

Portugal Continental tem o clima temperado mediterrânico. Contudo, algumas regiões apresentam características climáticas próprias da sua localização: o Norte Litoral apresenta uma influência oceânica, o Norte Interior apresenta uma influência continental e a região da Serra da Estrela apresenta uma influência de altitude. Vejam, com atenção, o mapa que se segue com a diversidade climática do território continental português.
Na última aula de Geografia, os alunos do 8ºB elaboraram diversos gráficos termopluviométricos de várias cidades portuguesas: Viana do Castelo, Bragança, Guarda e Évora. As diferenças em termos de temperatura e precipitação nos diferentes gráficos explicam-se pela diferente localização geográficas destas cidades.
Deixo-vos com os gráficos termopluviométricos elaborados pelos alunos José Fernandes, Maria Figueirinhas, Mauro Marques e Mariana Carvalho.



Fica ainda o registo do trabalho realizado pela Liliana Santos, aluna nº 12 do 8º D com os climas de Portugal Continental.
Saudações geográficas

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O clima frio de altitude

O clima frio de altitude localiza-se nas principais cadeias de montanha. É o único tipo de clima que pode ocorrer nas três zonas (quente, temperada e fria). Destacam-se as cadeias montanhosas dos Andes, Himalaias, Montanhosas Rochosas e Alpes.
Os regimes térmicos e pluviométricos deste clima são muito difíceis de definir, uma vez que este clima resulta do agravamento local das condições climáticas derivado da altitude na região em que se inserem. Apresenta valores elevados de precipitação e temperaturas médias mensais reduzidas. A vegetação é escassa, resumindo-se a alguns líquenes.
Vejam o vídeo que se segue com imagens do clima frio de altitude.
Deixo-vos com o gráfico termopluviométrico de Somblick, na Áustria, representativo do clima frio de altitude e elaborado pelo Alexandre Ribeiro, aluno nº 1 do 8º F.
Saudações geográficas